Desenhando o Fluxo
Para começar a construir seu chatbot é necessário criar um esboço do seu fluxo. Isso garante que na hora de construir no Builder tudo estará no seu devido lugar. Aqui na Fintalk, utilizamos a ferramenta Cawemo para montar nossos fluxogramas, mas você pode escolher a que preferir.
Na hora de criar seu fluxograma, pense nos seguintes itens:
Meu fluxo contempla todos os caminhos possíveis do usuário?
Na hora de construir, é comum pensar apenas no caminho que queremos que o usuário siga, chamamos ele de caminho feliz. Na prática, porém, precisamos abordar todos os caminhos de erro possíveis. Dessa forma ninguém ficará perdido no fluxo e o bloco de não-entendi quase não será acionado.
Cada agente pode conter até 1000 intenções!
Exemplo de fluxograma para execução de um fluxo
O chatbot vai entender todas as possíveis respostas do usuário?
Pensando em um atendimento mais humanizado, devemos adicionar ao nosso bot algumas respostas para perguntas simples. Inputs como Olá, Bom Dia e Obrigado são muito comuns e ter uma resposta para esses casos vai diferenciar seu atendimento dos demais. Além disso, devemos levar em conta erros de digitação e usar, sempre que necessário, a nossa base de variáveis para não deixar passar nenhuma resposta!
Exemplo de base de variáveis utilizadas na Fintalk